quinta-feira, 30 de abril de 2009

As Escolas Municipais de Peixoto de Azevedo estão em Greve

As escolas municipais de Peixoto de Azevedo entraram em greve neste dia 24/04/09, os trabalhadores estão reivindicando o cumprimento do piso salarial que é lei do governo federal que foi sancionado desde Julho do ano passado o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que criou o piso salarial aos professores da educação básica com jornada de 40 horas semanais. Segundo a lei, estados e municípios terão até 2010 para adequar os atuais salários do magistério ao novo patamar mínimo.
Professores realizaram neste dia 24/04/09 em estados brasileiros uma paralisação de 24 horas em protesto pelo cumprimento do piso salarial do magistério, de R$ 950. De acordo com a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), o piso ainda é descumprido em estados e municípios.
Nesta terça feria dia 28/04/09, os professores da rede municipal de Peixoto de Azevedo fizeram uma passeata pela principal rua da cidade a Avenida Brasil chegando em frente da prefeitura municipal, a categoria quer que o prefeito cumpra a lei, mas até o momento ainda não chegaram a uma negociação boa para ambas as partes.
Em Peixoto de Azevedo essa greve é um fato histórico, porque até hoje na historia da educação municipal elas jamais teria entrado em greve.
Esperamos que o prefeito municipal e os trabalhadores da educação entrem em um consenso para que os alunos possam voltar a estudar, o mais rápido possível.

Por Vania Chambo

domingo, 19 de abril de 2009

Minha Casa, Minha Vida: Inscrições e Informações para o programa do Governo Federal

O Governo Federal está investindo R$ 34 bilhões para que milhões de brasileiros tenham acesso à casa própria.

O Minha Casa, Minha Vida viabiliza a construção de 1 milhão de moradias para famílias com renda de até 10 salários mínimos, em parceria com estados, municípios e iniciativa privada, vai impulsionar a economia, gerar empregos e trazer reflexos positivos para toda a sociedade. Enquanto muitos países diminuem os investimentos por conta da crise financeira internacional, o Brasil gera novas oportunidades de desenvolvimento para que a roda da economia continue a girar.
Famílias beneficiadas e principais benefícios
Famílias com renda até 3 salários mínimos
* Subsídio integral com isenção do seguro
Famílias com renda de 3 a 6 salários mínimos
* Aumento do subsídio parcial em financiamentos com redução dos custos do seguro e acesso ao Fundo Garantidor
Famílias com renda de 6 a 10 salários mínimos
* Estímulo à compra com redução dos custos do seguro e acesso ao Fundo Garantidor
O Minha Casa, Minha vida vai compatibilizar a prestação da casa própria com a capacidade de pagamento da família:
* Pagamento da 1ª prestação somente na entrega do imóvel
* Pagamento opcional de entrada nos casos de financiamento
* Comprometimento máximo de 20% da renda para financiamento
* Fundo Garantidor: redução do risco do financiamento* Barateamento do seguro
* Desonerações de custos cartoriais
* Desoneração fiscal: redução da alíquota do Regime Especial de Tributação da Construção Civil (RET) de 7% para 1%, substituindo a incidência de PIS, COFINS, IRPJ e CSLL
Quem mora no Rio de Janeiro as inscrições no programa já estão abertas. Veja mais aqui. Quem mora em São Paulo veja como se inscrever clicando aqui. Para quem mora em Fortaleza / Ceará: clique aqui. Quem está em alguma cidade do estado da Bahia deve clicar aqui. Para moradores de Pernambuco clique aqui.

Para maiores informações visite o site do programa, clique aqui.
Veja abaixo a lista das cidades incluídas no programa habitacional Minha Casa, Minha Vida, segundo o site da Caixa Econômica Federal.
No Centro Oeste apenas serão contempladas 7% das casas, e em Mato Grosso ficaram as seguintes cidades:
Mato Grosso
Cuiabá
Rondonópolis
Sinop
Várzea Grande

Para mais informações e ver outros estados e cidades contempladas acesse o site da Caixa e leia a Cartilha explicativa. http://www.caixa.gov.br/
Por Vania Chambo
Fonte: site do Governo Federal


quarta-feira, 15 de abril de 2009

Você sabe o que é Terapia Ocupacional?

A Terapia Ocupacional é uma profissão de valor inestimável, quando nos reportamos a situações difíceis no processo de vida de uma pessoa que, por alguma razão, perdeu sua autonomia e independência e passa a ser totalmente dependente de terceiros.
O cotidiano nos reserva, todos os dias, momentos individuais e contínuos, onde somos nós, os cuidadores de nós mesmos. Neste processo pouco nos damos conta das muitas tarefas que realizamos cotidianamente e que de verdade nos dão o papel de cidadão ativo e participativo “donos de nossos narizes”.
Tarefas simples como nos banhar, nos trocar, comer, conversar com os amigos. Estas e outras são as atividades de vida diária, que realizamos de forma inconsciente e mal podemos imaginar como seria se de uma hora para outra perdêssemos a possibilidade de realiza-las. No entanto, nos dias de hoje são cada vez maiores o número de possíveis fatores que podem acometer o cidadão e tirar dele sua condição de autonomia e independência: Um AVC (Acidente Vascular Cerebral, mais conhecido como Derrame), um TCE (Traumatismo Crânio-Encefálico, causado por inúmeros tipos de acidentes), Escleroses, entre outras.
Nesta situação é que nos lembramos do valor do cotidiano e das tarefas diárias das mais simples às mais complexas de nosso trabalho.
O Terapeuta Ocupacional que com suas habilidades e competências surge neste momento da Reabilitação para devolver ou resgatar tal autonomia e independência, passa a ser responsável em devolver ao sujeito o papel de cidadão, trabalhando cada dificuldade, motora ou mental, para devolver sua cidadania.
É este mesmo profissional que também olha para a criança que por diferentes motivos já nasce com limitações físicas ou cognitivas e que, portanto virá a desenvolver de forma diferenciada muitas vezes sem contar com as oportunidades sociais para seu desenvolvimento. A exclusão é nosso meio inimigo. A dependência é nossa sombra. O Terapeuta Ocupacional é o profissional da saúde responsável direto pelo resgate, desenvolvimento ou manutenção da capacidade funcional do sujeito. Usando da própria atividade como instrumento maior de trabalho e com o cotidiano como seu maior parceiro, lança mão de procedimentos terapêuticos que lhe concedem a possibilidade de minimizar e até extinguir as conseqüências da exclusão que as limitações humanas podem desencadear.
Vale à pena conhecer mais deste profissional, quando a necessidade ainda não nos bate à porta, pois mesmo sem uma intercorrência séria em vida, a idade que avança sempre nos levará às perdas funcionais e a olhar para tais valores e necessidades.

Por Vânia Chambó

Violência Contra Mulher!!

Aconteceu neste ultimo dia 09/04/2009, um assassinato em Peixoto de Azevedo, a empresaria Silvia Reis levou oito tiros a queima roupa a mesma estava chegando em sua casa vindo da igreja, e quando descia do seu carro para abrir o portão o assassino alvejou ela com 08 tiros alguns nas costas a empresaria era evangélica da igreja Testemunha de Jeová, um crime brutal que chocou a cidade de Peixoto de Azevedo, ninguém conseguiu identificar o assassino pois o mesmo pulou o muro da Vila Olímpica e fugiu.
Esse tipo de crime raramente acontece em Peixoto de Azevedo neste momento toda sociedade peixotense se questiona: O por quê?
Porque alguém iria matar uma muher de 33 anos, mãe de dois filhos empresaria que trabalhava arduamente, uma pessoa que tinha uma boa relação com a sociedade, funcionários de sua empresa e família.
Eu particularmente ainda estou chocada, também tenho 33 anos e tenho duas filhas, fico amedrontada com tamanha violência, não só pelo ser humano, mas uma violência contra mulher, e a pergunta que não quer se calar continua na sociedade: Por quê? Qual o motivo? E para que? Queremos respostas para entender.
Peixoto perdeu aos 33 anos uma filha, uma esposa, uma mãe, uma irmã e principalmente uma mulher jovem que tinha tudo pela frente, a igreja perde um membro, mas acredito que o céu ganha um anjo.
Espero que em breve este crime seja solucionado, para que podemos andar pelas ruas da nossa cidade sem medo, porque acredito eu que este crime não foi para roubar, porque simplesmente ela carregava em sua bolsa a bíblia sagrada.
Silvia onde quer que esteja neste momento espero que esteja bem melhor do que aqui e que Deus proteja os seus filhos e sua família que chora pela sua partida.
Que seja feita justiça!

Por Vânia Chambó